20 novembro 2013

Quem inventou o BDSM?

Começar do começo torna as coisas muito mais fáceis, né?
Antes de tudo, minha intenção não é escrever textos de 1km porque eu sei que a leitura de blogues cansa um pouco. Vou tentar em poucas palavras mostrar um pouquinho da história do BDSM. Meu objetivo aqui é levar uma queek information utilizando uma abordagem mais dinâmica. E chega de blá blá blá. Vamos ao que interessa!

O que é BDSM?
A sigla de 4 letras é o acrônimo de:
BD = Bondage e Disciplina

O primeiro é relacionado a amarrações e toda e qualquer forma de obstrução dos movimentos do submisso.

DS = Dominação e Submissão
Também pode ser identificado como troca de poder. O submisso dá à sua Dominadora o poder de ter seu total controle, seja através da obstrução de seus movimentos ou, em níveis avançados, o controle de sua mente.

SM = Sadismo e masoquismo

Sadismo é o prazer em ver, provocar e participar do sofrimento alheio.
Masoquismo é tirar prazer da dor.

Aqui vale uma ressalva: o sadismo já foi considerado pela lei como doença mental. Freud em um dado momento de suas pesquisas denominou o sadismo uma neurose, ou seja, um problema que deve ser corrigido com terapias. Dentro das neuroses do Freud existe ainda a perversão que é outra forma de provocar a dor – seja ela física ou psicológica. A perversão é vista como doença gravíssima entre os psicoterapeutas e, em geral, é um sintoma das psicopatias.
Para nós BDSMers não somos doentes (claro que existem doentes que praticam BDSM, bem como doentes em todo tipo de profissão e estilo de vida, não o oposto), somos praticantes de uma arte antiga e que traz não somente prazer como liberdade. Daí você leitor(a) se pergunta: Como é possível medir isso?
Tem outra sigla que nos dá uma régua para medir: é o SSC – São, Seguro e Consensual.
Nada é feito contrariando os limites da sanidade, é inaceitável que se ponha em risco a vida e segurança das partes e, por fim, mas não menos importante, se não houver a permissão para a troca de poder, se todas as cenas não forem feitas com consentimento do submisso e acordo comum, então não há BDSM, não há DS. Aí sim podemos caracterizar qualquer tipo de prática como crime ou talvez doença
Ahhh e esqueça a imagem de violência. O BDSM não tem nada a ver com violência. É puro prazer.

E de onde vem essa “sopa de letrinhas”?

Não há data precisa para o surgimento do BDSM e também não foi o Marquis de Sade que o invento, embora seu nome seja associado ao sadismo. As práticas do Sade vão de encontro ao que se prega no BDSM com relação à consensualidade dos atos.

Existiram alguns registros encontrados durante o período clássico e antiguidade, por exemplo, mas o registro mais fidedigno relacionando dor ao prazer está no Kama Sutra que descreve alguns locais do corpo onde se pode bater para criar diferentes tipos de prazer, desde que consensualmente. Então, podemos dizer que a ligação entre dor e prazer num ato erótico está “oficialmente” retratada desde a escritura do livro sagrado indiano.
“Idéias e imagens de BDSM também tem existido na cultura ocidental durante o século XX. Robert Bienvenu atribui as origens do BDSM moderno em três recursos, nomeados de “Fetiche Europeu” (1928), “Fetiche Americano” (1934), e “Couro Gay” (a partir de 1950). Outro recurso são os jogos sexuais dos bordéis, que são datados do século XIX. Irwing Klaw, durante a década de 50 e 60, produziu um dos primeiros filmes comerciais e fotografias com o tema BDSM (estrelado por Bettie Page) e publicou quadrinhos com John Willie e Eric Stanton.
A modelo de Stanton, Bettie Page se tornou uma das primeiras modelos de sucesso na área da fotografia fetichista e uma das garotas pin-up mais famosas dos Estados Unidos. O autor e designer italiano Guido Crepax foi profundamente influenciado por Stanton, o que resultou no desenvolvimento de quadrinhos adultos na europa na segunda metade do século XX”. (Trecho retirado do blog do GasMask: http://gasmask.wordpress.com/2008/04/08/historia-do-bdsm/ )

O conceito de BDSM foi formado nos anos 80 por conta das manifestações sexuais e o movimento gay, mas foi nos anos 90 que o BDSM se expandiu em decorrência da popularização da internet e a facilidade de acesso a informações e pessoas.

Espero que tenham gostado. Logo mais vem novidades.

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!